(º_º)TRANSFORME SONHOS EM REALIDADE - DESCUBRA NOSSO MUNDO DE POSSIBILIDADES!
Inicial Imóveis para Venda Contato Quem Somos Venda seu Imóvel Pesquisa Completa Autorização para venda de imóvel Financiamento Notícias Parceiros Links Úteis Correspondente Bancário Autorização para vender imóvel Avalie sua navegação no site Conte-nos a sua experiência em nosso site Meu amigo é nota MIL Quero comprar um imóvel Regras do CRECI para anúncios de Imóveis

Notícias

9 de novembro, dia mundial da liberdade

09/11/2024 - Dia da Liberdade

9 de novembro, uma data fatídica da história alemã

Publicado 9 de novembro de 2017Última atualização há 4 horas

Data é a mais relevante da história recente alemã. As lembranças vão da alegria ao horror, passando pelo fim da monarquia, a perseguição aos judeus e a queda do Muro de Berlim.

https://p.dw.com/p/FqIl
Pessoas em cima do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989
Após o anúncio da liberdade de viajar, alemães-orientais tomaram o MuroFoto: Norbert Michalke/imageBROKER/picture alliance

Um dos acontecimentos que marcou o mundo num 9 de novembro foi a queda do Muro de Berlim. Menos de um ano depois, no dia 3 de outubro de 1990, a Alemanha estava reunificada, depois de 41 anos de separação.

Com o fim da República Democrática Alemã (RDA), o bloco comunista desaparecia de vez do mapa político da Europa. O conflito entre Ocidente e Oriente, marcado pela Guerra Fria e tão determinante para a história do continente, chegava ao fim no 9 de novembro de 1989.

Fim da monarquia

O calendário histórico alemão aponta ainda outros acontecimentos de suma importância para a história do país no 9 de novembro: em 1918, o social-democrata Philipp Scheidemann proclamou de uma varanda do Reichstag, em Berlim, a primeira república do país.

 Philipp Scheidemann proclama a república em 9 de novembro de 1918
Philipp Scheidemann proclama a república em 9 de novembro de 1918Foto: picture-alliance/United Archiv

"Trabalhadores e soldados, estejam conscientes da importância histórica deste dia. Aconteceu o inacreditável. Um trabalho enorme e cuja amplitude é de difícil avaliação nos espera. Tudo para o povo, tudo por meio do povo! Nada que desonre o movimento trabalhista pode acontecer. Sejam unidos, fiéis e cientes de suas obrigações! O velho e podre – a monarquia – ruiu. Viva o novo, viva a República alemã", anunciou Scheidemann, selando o fim da monarquia sob o imperador Guilherme 2°.

A jovem democracia alemã enfrentou tempos difíceis desde o início. Foi também no dia 9 de novembro de 1923 que o Partido Nacional-Socialista organizou uma tentativa de golpe em Munique, o "Putsch da Cervejaria", sob o comando de Adolf Hitler, que dez anos mais tarde chegaria ao poder e levaria o mundo à Segunda Guerra Mundial.

Sinagogas e lojas em chamas

O caminho para a catástrofe passava pela eliminação gradual dos direitos civis dos judeus na Alemanha, o que culminaria no extermínio sistemático, a partir de 1942. Ainda antes do início da Segunda Guerra Mundial, no dia 9 de novembro de 1938, sinagogas foram incendiadas em todo o império alemão e estabelecimentos comerciais judeus foram saqueados. 

Sinagoga de Munique, destruída na noite entre 9 e 10 de novembro de 1938
Sinagoga de Munique, destruída na noite de 9 para 10 de novembro de 1938Foto: picture-alliance/akg-images

Aproximadamente 100 judeus foram mortos e 26 mil foram levados para campos de concentração na noite do 9 para o 10 de novembro. O pogrom (ato antissemita de destruição violenta) organizado pelos nazistas passou a ser chamado eufemisticamente de "Noite dos Cristais", tendo servido como uma espécie de prenúncio do Holocausto.

 

O fim de uma era

Mais de meio século depois, em 9 de novembro de 1989, caía o Muro de Berlim, para o espanto da população nas então duas Alemanhas – Ocidental e Oriental. Na República Democrática Alemã (RDA), de regime comunista, estavam, há alguns meses, acontecendo protestos populares contra o partido único, o SED. Milhares de alemães-orientais haviam fugido do país pela Hungria ou por outros países do Leste Europeu, onde pediam asilo político nas embaixadas da Alemanha Ocidental.

Queda do Muro é celebrada na Potsdamer Platz de Berlim (foto de 12/11/1989)
Queda do Muro é celebrada na Potsdamer Platz de Berlim (foto de 12/11/1989)Foto: picture-alliance/AP

A pressão para dar uma maior liberdade de viagem aos habitantes da RDA aumentava a cada dia. Mesmo assim, ninguém contava realmente com o que viria a acontecer: durante uma entrevista coletiva para a imprensa internacional, um representante do governo comunista anunciou que era permitido viajar para fora do país.

Ao ouvir aquilo, a população acorreu para "pular o Muro" na Berlim ainda dividida. A euforia literalmente não tinha mais fronteiras. "Primeiro deixaram alguns passar, depois abriram o portão. E agora pode passar todo mundo, sem documento, sem controle, sem nada. Não tenho nem minha carteira de identidade comigo", declarou um cidadão da Alemanha Oriental, na noite que pôs fim a uma era.

Pela quarta vez, a história alemã era escrita num dia 9 de novembro – dessa vez, um registro de alegria, apesar de todas as dificuldades que se seguiram à Reunificação das duas Alemanhas.




Fonte: https://www.dw.com/pt-br/9-de-novembro-uma-data-fat%C3%ADdica-e-ambivalente-na-hist%C3%B3ria-alem%C3%A3/a-3775971

Informe o número correto
icone-whatsapp 1

  Atendimento por telefone ou WhatsApp. 61 99906-3138

   

  (61) 99906-3138

   

redesp_facebook1.pngredesp_twitter1.pngredesp_youtube1.pngredesp_linkedin1.pngredesp_pinterest1.pngredesp_vimeo1.pngredesp_instagram1.pngredesp_whatsapp1.png

sobre nós



GUIA DOS IMÓVEIS
BRASÍLIA
DISTRITO FEDERAL


CONSULTORIA IMOBILIÁRIA E VENDA 
ANTONIO S. LOPES
CRECI:  25.373

Contato:
(61) 9 9906-3138

E-mail guiadosimoveis.br@gmail.com
E-mail alpes.lopes@gmail.com


Mapa de Localização

procurando por



Imóveis para Venda

www.guiadosimoveis.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.